Maison

Clubhouse: a nova rede social que está nas bocas do mundo

Clubhouse: a nova rede social que está nas bocas do mundo

Há muito tempo que a tecnologia de voz tem vindo a ganhar um destaque crescente no online: mensagens áudio, Alexa, podcasts, Spotify, pesquisas por voz… seja qual for o objectivo, o factor “voz” tem ganho interesse e adeptos porque poupa-nos tempo e permite-nos consumir conteúdo enquanto fazemos algo tão simples como lavar os dentes, conduzir ou praticar exercício físico. O Clubhouse é uma nova app social que pegou na voz para dar voz aos seus utilizadores e a verdade é que não se fala noutra coisa.

O que é o Clubhouse?

A própria app apresenta-se da seguinte forma: “somos um novo tipo de produto social baseado em voz, que permite que as pessoas de todo o mundo falem, contem histórias, desenvolvam ideias, aprofundem amizades e conheçam pessoas interessantes e novas um pouco por toda a parte”. E isto faz-se através de “salas de conversa”, onde facilmente entramos e saímos, ficamos apenas à escuta ou pedimos a palavra, levantado a mão para o efeito. Tem o factor interação humana genuína, como se tivéssemos todos sentados em torno de uma mesa a tomar um café e a pôr a conversa em dia. E em plena pandemia, até sabe bem.

12 coisas que precisas de saber sobre o Clubhouse

  1. A app foi fundada por Paul Davison e Rohan Seth em Maio de 2020 – começou com 1500 utilizadores e em Dezembro já contava com mais de 60,000. Actualmente avaliada em $100 milhões, no início de 2021 já tinha 2 milhões de users e à hora que escrevo, parece que já são 6 milhões.
  2. Neste momento, a app está apenas disponível para iPhone. Mas os fundadores garantem que esta app vai ser para todos.
  3. Para poderes desfrutar do Clubhouse, precisas de um convite por parte de alguém que já lá esteja ou então podes inscrever-te na lista de espera: faz o download da app e regista o teu username.
  4. Quem recebe um convite, também recebe convites extra para partilhar com quem quiser – vai à tua lista de contactos e pergunta aos amigos, colegas ou clientes se já lá estão. Quem sabe não têm um convite para oferecer…
  5. O objectivo desta rede social é ser um espaço seguro onde as pessoas se podem juntar numa sala virtual e conversar sobre aquilo que lhes apetecer, dar uma aula ou uma talk, colocar perguntas, responder a perguntas, partilhar curiosidades, organizar uma conferência ou até fazer audições. Há espaço para todo o tipo de conversas…
  6. Aqui não há vídeos nem imagens, apenas vozes e a tua foto de perfil.
  7. As conversas não são gravadas, nem guardadas para mais tarde. É para desfrutar no momento… e é essa uma das grandes atracções da app.
  8. Qualquer pessoa pode criar uma “sala de conversa” e, actualmente, estas têm um limite de 5000 participantes.
  9. Podes facilmente encontrar por lá personalidades como Oprah, Drake, Sophia Amoruso, Chris Rock, Jared Leto, Wiz Khalifa, Gary Vee e Ashton Kutcher, entre muitos outros.
  10. O Clubhouse está a ser apontado e usado como uma excelente ferramenta de networking: uma forma fácil de chegar até influencers, mentores, líderes de opinião, pessoas inspiradoras e lá está, meter conversa.
  11. Tal como noutras redes sociais, também podes pesquisar conteúdo por tópicos – de wellness a desporto, de tecnologia a viagens –, escolher quem segues e receber notificações sobre o que te interessa mais.
  12. Os três princípios base para usar o Clubhouse são simples: conexão, saber quando falar, saber quando ouvir.

Assim é o Clubhouse – a nova plataforma social que está a captar a atenção de quem adora redes sociais, quem quer ligar-se de uma forma mais próxima a outras pessoas que partilhem os mesmos interesses, de participar em conversas surpreendentes… desta vez sem precisar de ler ou escrever nada, apenas ouvir e falar, este último também só se te apetecer.

A expressão “só queria ser uma mosca” nunca fez tanto sentido.

Vemo-nos por lá?

Este é o meu user @fifreitas

Comentários

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.