Maison

Ela não responde aos emails

Ela não responde aos emails

Este rótulo, em género de caricatura, foi-me atribuído. Sim, a mim, eu doutorada em respostas de email com a taça de campeã nacional em 2013 com o melhor tempo de resposta a emails. Mas afinal quando fui ver só tinham passado 2h30 do envio do email e eu estava ainda no meu tempo 🙂

“Filipa, calma!” Ouvi esta semana. Mais rápido, rápido de mais… às perco-me nestes avanços de internet e trabalho. São tantos os cliques que damos, são tantos os minutos que contamos que perdemos a noção do tempo.

Qual a vossa medida de tempo?

Sim, porque já percebi que temos todos medidas diferentes de tempo e consoante as ocasiões mudamos esta mesma media.

  • Quanto tempo achamos normal esperar por uma resposta a um email?
  • Temos a noção que o email que enviámos pode não ser de facto urgente?
  • Quando enviamos um email não é a mesma coisa de fazer uma chamada… do outro lado podem não atender logo.
  • Recebemos um email e vemos que conseguimos responder rapidamente? Óptimo, menos um na inbox.
  • Ninguém respondeu? Ups, azares acontencem! Pode ter ido para o spam, pode não ter chegado até, ou simplesmente pode ter sido mesmo um azar e esqueceram-se de responder. Vamos dar uma segunda oportunidade.
  • Fazer uma chamada é mais prático que um email para falar de trabalho? É! Mas por norma só para quem faz a chamada porque quem recebe vai ficar na mesma (ou pior).
  • E ficarmos todos contentes por que conseguimos dar uma resposta rápida a um email, mas depois não temos mais notícias? Quem nunca?!

Verdade que sou uma menina de email. Não sou nada de telefone, já sabem como é. Tenho telemóvel para fazer tudo menos chamadas, nem sei o toque que tenho porque está sempre no silêncio. Mas em 2018 tentei melhorar e atendi muito mais vezes o telemóvel. Resultado: foram chamadas que davam óptimos emails lol.

No fim de uma chamada sabem o que costumo dizer?

Isso tudo agora num email, pode ser?

São os novos significados das palavras:

Tempo: medida temporal que mudamos consoante as nossas necessidades.

Urgente no assunto de email: email que recebemos mas que pode esperar. A urgência é só mesmo para receberem uma resposta rápida.

Esta sátira serve para refletir um pouco o tempo de todos nós. O que damos e o que esperamos receber. Cada um de nós tem os seus métodos de trabalho e sermos um pouco mais condescendentes não nos faz mal nenhum – tenho-me esforçado por isso.

E, agora vou responder aos meus emails porque adoro a minha inbox zero 😉

Fi.

Comentários

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.